Pesquisar

Bem-vindo(a)!
Entre ou Cadastre-se

Farinhas medicinais: um recurso utilizada pela naturologia nos tratamentos de controle do Diabetes Mellitos II

Toda a planta é composta por raízes, caule, folhas e frutos. Lembra desta aula básica lá das aulas do 4o ano da escola? e todas elas tem uma função.

Pergunta:

– Por quê desprezamos todas aquelas partes que habitualmente não sabemos como processar?

Na composição das folhas, por exemplo da batata doce, maracujá, chuchu ou do picão preto, podemos encontrar e nutrir nosso corpo com mais nutrientes do que a própria batata. Imagina então quando falamos em matos de comer !

 

No Conversas de Quinta desta semana, 27 de abril de 2023 recebi a professora Raquel Franzen, bióloga, terapeuta em Biogenia da Saúde, Fitoterapia e prescrição de fitoterápicos. Mestre em Ciências Naturopáticas para entender o mecanismo do diabetes, sintomas, causas e quais movimentos precisamos fazer para começar o tratamento. E não estamos falando de “remédios”, mas no despertar para uma saúde integral e a facilidade de acesso a nutrientes a partir das farinhas vegetias.

Abri a live com esse texto, que vale a pena ler e reler:

\"Este resumo contempla uma pequena discussão, baseada em artigos de diferentes autores, sobre a diabetes, em um viés psicossomático, e sob a luz da psicanálise. Uma das principais doenças crônicas causadoras de mortes no mundo contemporâneo, a diabetes é uma doença metabólica causada por hiperglicemia, onde o corpo não consegue absorver a glicose oriunda da alimentação, que permanece no sangue, acumulando, e podendo trazer conseqüências severas. O papel da glicose no organismo é fornecer energia para fazer, empreender, construir. Sob a luz da psicanálise, o diabético possuiria a sensação de impropriedade para fazer, ou a sensação que suas conquistas não foram alcançadas por méritos ou esforços próprios. A riqueza de energia (glicose) está presente, mas não é dele. Em grupos terapêuticos de diabéticos, no início há uma demonstração de “falta”. Depois ocorre um “enjoamento”, com altos índices de desistência. Os pacientes elogiam a terapia, mas nunca estão “satisfeitos”. Descreve-se a personalidade dos diabéticos como sujeitos que se descompensam depois de um período de grandes tensões e esforços e apresentam dificuldades tais como indecisão e insegurança, oscilando entre dependência e independência, com a peculiaridade de serem passivos e masoquistas. Podem ser oral-agressivos com tendência contraditória a rejeitar o alimento e o afeto que necessitam. O desenlace dessa situação é uma dependência do tipo agressivo em relação à mãe. Sujeitos tendem a sentir necessidade exagerada de afeto, nunca satisfeita. A diabetes pode ser desencadeada por deficiência de adaptação, insegurança física e emocional ocorrida na infância, provavelmente devido à sensação de rejeição pelos pais, pelo nascimento de irmãos, ou por rejeição da mãe ou cuidador. Existe também a hipótese de que a dificuldade metabólica dos diabéticos representa um déficit na capacidade de identificação do Eu. Traços comuns de personalidade em diabéticos são oralidade, dependência, busca de atenção maternal e passividade. Pacientes diabéticos mostram-se submissos em análise, e termos como “moles” ou “fofos” são utilizados para descrevê-los. No conto de fadas Joãozinho e Maria, a madrasta má, que induz o pai das crianças a abandoná-las no bosque, representa o abandono materno, que se equipara no conto com a perda do alimento. Esta situação é maniacamente negada e transformada na "casinha feita de doces", que se come, e na vingança da bruxa, que tenta comer o faminto. Falta, submissão, trauma, carência, demanda, oralidade são algumas das possíveis conexões que se manifestariam psicossomaticamente na diabetes como doença. Ou seja, uma “amargura” que se torna uma “doçura maldita”./"

Fonte: Anais do EVINCI - UniBrasil - Diabetes sob a luz da psicanálise. Autoras: Claudine Maria DE BONA, Allana Pazotti FIGUEIREDO e Vilmary Fátima ZINK. v. 1 n. 2 (2015): Caderno de Resumos - Comunicação Científica

 

Aqui você pode baixar a apresentação da Professora Raquel e começar por estas plantas a fazer um estoque power de farinhas para usar todos os dias.

Encontro Verde com Angel 2023 – PPT apresentação

Você pode assistir a Live gravada no Canal do Youtube do Verdes Hábitos.
Clica aqui e já aproveita para encaminhar para alguém que você conhece e sabe que sofre com essa doença.

Tema de Casa: Recordatório do Dia
Depois de assistir tenta realizar esta tarefa:
Em uma folha, liste todos os alimentos, bebidas, temperos que você consumir durante o dia.
Faça isso por pelo menos 3 dias, mas se conseguir avalie um intervalo de uma semana.
Ao final, conte quantos alimentos diferentes você encontrou e perceba quantos se repetem e em que volume.
Depois poste nas suas redes sociais o “veredicto” e qual o insight que surgiu desta constatação marcando @angelitasemeadora e #verdeshabitos.
Ou se desejar mande prá gente. Queremos saber como foi esta experiência.

Contatos da Raquel:
Instagran  – Raquel Franzen – @f_0773
FarmaciasVerdesifbg – @farmaciaverdeifbg

 

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Acompanhe nossas redes sociais

Artigos mais populares

Últimas notícias

Artigos relacionados

Só fruta e nada mais!

Está tudo lá. Na natureza e não no supermercado.   dicionário encontramos o conceito de supermercado “como sendo um grande comércio tradicional de alimentos, com

plugins premium WordPress