A 3ª ECOFEST de Morro Reuter (RS) conhecerá a tecnologia de biodigestores da Homebiogas

Os biodigestores da Homebiogas são equipamentos patenteados, que aceleram o processo de decomposição de resíduos orgânicos alimentares e esterco animal transformando-os em biogás para cozinhar e em biofertilizante líquido natural para a fortalecimento do solo.

 

A tecnologia sustentável dos biodigestores HomeBiogas, presente em mais de 100 países, estará em exposição na 3ª ECOFEST de Morro Reuter, no dia 5 de junho. em com uma carreta móvel levando o biodigestor #HomeBiogas em funcionamento e conduzida por Angelita Luizetto Walter, conhecida Angelita Semeadora, criadora do portal Verdes Hábitos (https://verdeshabitos.com.br/) parceira na sua região da Biomovement Ambiental, empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável e que representa com exclusividade a HomeBiogas no Brasil.

Os visitantes do evento poderão acompanhar o ciclo sustentável da biodigestão, desde o abastecimento do equipamento com os resíduos orgânicos, até o funcionamento do fogareiro com o biogás produzido nesse processo. “Sempre reforçamos a ideia de que todos os dias jogamos dinheiro fora, uma vez que 40% dos resíduos sólidos produzidos é orgânico e pode ser transformado em energia”, explica Angelita.

Os biodigestores da HomeBiogas são um sistema único e patenteado de geração de energia renovável e de fertilizante líquido natural, que tem como fonte os resíduos orgânicos alimentares e esterco animal. Esses resíduos passam por um processo microbiológico no qual as bactérias anaeróbicas presentes no biodigestor os transformam em biogás – energia renovável -, que o sistema canaliza para o uso na cozinha, e em um #biofertilizante líquido, natural e rico em matéria orgânica, que fortalece o solo. 

Os benefícios são diversos. O primeiro deles é a economia. “A crise eleva o custo do alimento, do gás e do fertilizante. A biodigestão nos abastece com o biogás, fertilizante natural e a possibilidade de cultivar alimentos livres de componentes químicos”, explica Angelita.

O segundo é o ambiental. A gestão do resíduo orgânico evita que se lotem ainda mais os aterros, deixando de enviar a eles cerca de 1 tonelada de resíduos orgânicos por família/ano. E ainda, deixando de emitir, anualmente, cerca de 6 toneladas de gases de efeito estufa por família/ano.

E o terceiro é para quem produz. Além da redução de custos com fertilizantes e defensivos agrícolas industrializados, o biofertilizante natural é capaz de nutrir e melhorar as características dos solos, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção, por conter macro e micronutrientes, além de elevado teor de matéria orgânica e microrganismos em sua composição. Essa composição pode, inclusive, ser adequada para atender a cada tipo específico de cultura, a partir do tipo de resíduo orgânico que cada um coloca em seu biodigestor – variação de quantidades e tipos de estercos, resíduos, sais solúveis ou bactérias.

Há também o benefício educacional, já que o biodigestor é uma importante ferramenta pedagógica que possibilita o envolvimento prático de disciplinas curriculares, como química, física, matemática, biologia etc.

Leandro Toledano, CEO da Biomovement Ambiental, conta que o Rio Grande do Sul vem se beneficiando dessa tecnologia amplamente, e a ajuda dos parceiros locais é fundamental para isso. “Se antes a #biodigestão estava relacionada com a macro geração de energia, hoje se apresenta com muita eficiência para o uso doméstico, em escolas, restaurantes, pousadas, nas áreas de produção agrícola e até para o mundo PET, como em canil e hotéis para cães, promovendo sustentabilidade e desenvolvimento”.

Para saber mais sobre a tecnologia Homebiogas, acesse www.homebiogas.com.br

 

Confere a Programação e se organiza para estar conosco e prestigiar os empreendedores, agricultores e artistas que estão se emprenham ao máximo para fazer a melhor Festa para te receber. Importante: Local coberto, o evento acontece mesmo com chuva!


Local: Centro de Cultura de Morro Reuter
Data: 05/06/2022
Horário: 10h às 17h


10h Abertura da Feira de produtos Agroecológicos e gastronomia sustentável. Musical Esteban Hidalgo.

10h às 16h – Distribuição de mudas nativas pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente.

10h30min às 11h30min – Roda de conversa: “Agroecologia como oportunidade e seus desafios”, ministrada pela Professora e Engenheira Agrônoma Adriana Regina Corrent – IFRS Campus Rolante; Engenheiro Agronômo/Extensionista da Emater – Marcelo Biassusi; Engenheiro Agronômo e Produtor Agroecológico – Frederico Kelber e Fábio Luiz Dias – Produtor Agroecológico.
Apoio: Srº Evandro Knob – Responsável Técnico do escritório da Emater de Morro Reuter, Srº Pedro Joãozinho Becker – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de DI /MR, Sônia Maria Feldmann – Secretária Municipal da Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo e Giovana Knorst – Produtora.

13h às 14h – Palestra com Profº Miguel Aloysio Sattler (UFRGS) “Resiliência hídrica, soberania e autonomia”.

14h30min às 15h30min – Bate-papo sobre o Relógio do corpo humano e o uso das plantas em nossa saúde, com Professora Raquel Ávila – IFRS Campus Bento Gonçalves e Márcia Londero – Extensionista da Emater de Santa Maria do Herval.

15h30 – Apresentação da Banda Marcial de Morro Reuter.

15h45min às 17h – Bate-papo “Fabricação de Cervejas e Chopp – efluentes e resíduos gerados”, coordenado por Fábio Dias – Tecnólogo em Gestão Ambiental e Diéles Holzbach – Chefe de Departamento do Meio Ambiente de Morro Reuter.

17h Encerramento com musical Jessica e Vicente.

Realização
Prefeitura Municipal de Morro Reuter
Ecoprodutores de Morro Reuter

Apoio:
Emater RS
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro Reuter e Dois Irmãos
Conselho Municipal do Meio Ambiente de Morro Reuter
Slow Food Morro Reuter

Atividades paralelas:
Exposição de Biodigestor Homebiogas – distribuição gratuita de biofertilizante para quem levar garrafinhas ***
– Bioete (tratamento de água)
– Energia solar
– Cooperativa de Reciclagem Morro Reuter
– Distribuição de mudas
– Feira de sementes crioulas
– Praça de alimentação

 

SERVIÇO:
A Ecofest, a Festa da Agroecologia, é um dos eventos oficiais de Morro Reuter e chega a sua terceira edição neste ano. Depois do formato virtual em 2021 por conta da pandemia, em 2022 o evento volta ao formato presencial com feira de produtos agroecológicos, gastronomia, distribuição de mudas e apresentações musicais. Os temas das rodas de conversa, bate-papos e palestras são bem atuais e levam à reflexão sobre o uso consciente de recursos naturais. O domingo de 5 de junho será todo dedicado à festa que ocorre das 10h às 17h no Centro de Cultura.
A 3ª Ecofest é realizada pela Prefeitura Municipal de Morro Reuter e ecoprodutores do Município com o apoio de Emater/RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Morro Reuter e Dois Irmãos, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Morro Reuter e Slow Food Morro Reuter.

O quê: 3ª Ecofest Morro Reuter, A Festa da Agroecologia
Quando: 5 de junho (domingo), das 10h às 17h
Onde: Centro de Cultura de Morro Reuter (Rua Anita Garibaldi, ao lado da prefeitura)

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Últimas notícias

Artigos relacionados

Só fruta e nada mais!

Está tudo lá. Na natureza e não no supermercado.   dicionário encontramos o conceito de supermercado “como sendo um grande comércio tradicional de alimentos, com

plugins premium WordPress