Água: Garantia de Independência, Autonomia e Dignidade

Nossa relação com a água é pura brincadeira e preocupação de “faz de conta”, sabe por quê?
Por que a maioria das pessoas sabe reclamar da conta da água no final do mês, se mora em condomínio então, esbraveja reclamando dos maus hábitos do vizinho, mas no fundo no fundo, paga a conta e continua a usar esse recurso sem mudar em nada sua rotina.

Você sabe quantos litros de água utiliza no seu banho? ou
Quantos litros de água são necessários para lavar seus lençóis? ou
Quantos litros de água são desperdiçados diariamente nas descargas do sanitário da sua casa? ou
Quantos litros de água você acabou de usar para lavar a louça do almoço?

 

O que faz mudar

Eu não saberia responder a qualquer uma dessas respostas quando morava em Porto Alegre num apartamento.
Gosto de contar a quem vem nos visitar aqui na Reserva Eckart que como “típicos urbanos” seguimos usando a água como sempre achando que uma caixa d’água de 3.000 era um volume considerável, mas bastou 10 dias sem chuva para precisar recorrer ao caminhão pipa da Prefeitura. Que vergonha! São Pedro ainda não informou o whatsapp, né e não tinha a quem reclamar pela falta de chuva.

Então era hora de adotar novas práticas e agradecer pelo privilégio de morar em uma região banhada por rios e chuvas ainda frequentes bem diferente da situação dos brasileiros que vivem no Piauí. Você já imaginou aguardar 8 meses pelos abençoados pingos de chuva? como seria a sua vida? este assunto vai render muito ainda por aqui e vamos abrir essa conversa conhecendo uma instituição que me surpreendeu com seu trabalho que tem “independência, autonomia e dignidade” descritas em seu propósito.

Acesso à Água. Este é um desafio Urgente em qualquer local do planeta. Foi ontem, é hoje e nosso amanhã está comprometido.

Um alento ao nosso coração conhecer uma organização que expressa em seu código de conduta, de forma direta seu propósito e valores deixando claro que com metodologia, voluntariado, equipe profissional, apoio financeiro conseguimos mudar a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Instituto LUSS tem a função de dar segurança hídrica, alimentar implantando projetos de geração de alimentos nas comunidades com plantio de hortas orgânicas, pomar com cultivares típicos e tubérculos; práticas de manejo na agricultura, acompanhamento mensal por engenheiro agrônomo, além de fomentar o desenvolvimento econômico a partir do acesso ao conhecimento capacitando lideranças, para promover a inclusão social e combate a pobreza.

Desejo que esta conversa inspire novos projetos e iniciativas em longínquas fronteiras, seja no campo ou na cidade, pois somos o que a terra é capaz de nos prover e sem água, sem o cuidado com nossos mananciais as histórias que passaremos a contar podem não ser tão emocionantes como estas.

Preparamos um arquivo com o Código de Conduta do Instituto LUSS para você conhecer mais sobre esse lindo trabalho. Está disponível aqui

E você, quais hábitos de cuidados com a água já adota em casa? conhece uma iniciativa parecida? conta para mim. Sua experiência e exemplo podem ser pauta da próxima live sobre o assunto.

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Últimas notícias

Artigos relacionados

Só fruta e nada mais!

Está tudo lá. Na natureza e não no supermercado.   dicionário encontramos o conceito de supermercado “como sendo um grande comércio tradicional de alimentos, com

plugins premium WordPress