Conheça as vantagens de um biodigestor

Você já pensou ter uma casa abastecida com gás natural, onde os resíduos orgânicos, fezes caninas e o esterco animal se transformam em gás e geram um rico biofertilizante natural líquido, para ser aplicado em hortas e as plantas? Pois na 45ª Expointer, que aconteceu de 27/8 a 04/09/2022, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, foi possível conferir o funcionamento desse sistema no espaço da Emater/RS-Ascar, ao lado do Pavilhão da Agricultura Familiar.

Diferente da composteira, o biodigestor aceita receber alimentos cozidos, mofados e leite azedo, além, claro, de cascas, folhas e restos de frutas e verduras e esterco. “Nesse processo, as bactérias, que são seres vivos, transformam os resíduos e alimentos em gás, que passa por um filtro de carvão ativado para gerar até 3h de gás de cozinha”, explica Angelita Walter, da HomeBioGás, parceira da Emater/RS-Ascar na Expointer.

Angelita Semeadora, que é representante autorizada da Biomovement, de São Paulo, ressalta que o biodigestor na versão 2.0 ocupa um espaço de 6m2 e o da versão 7.0, 10m2. O menor tem capacidade de transformar até 4kg de resíduos orgânicos, ou 18kg de esterco animal por dia, gerando de duas a três horas de biogás, o que corresponde a um botijão de 13kg de gás por mês. Já o maior, transforma em biogás até 10kg de resíduos orgânicos, ou até 60kg de esterco animal por dia, gerando de cinco a sete horas de biogás, o que corresponde a 2,5 botijão de 13kg de gás por mês, “uma economia e tanto para as famílias que disponibilizam desse pequeno espaço em suas propriedades”, avalia, ao citar como exemplo o biodigestor instalado em sua residência, no município gaúcho de Dois Irmãos. “Em dois anos, o consumo de três pessoas evitou de enviar para o aterro sanitário uma tonelada de resíduos orgânicos”, comemora, ao salientar a geração e a economia com gás de cozinha, “já que o gás é de graça”, diz, e o biofertilizante, “que faz grande diferença no desenvolvimento das plantas e nutrição do solo”. Além disso, cada 4kg ou 10kg de resíduos orgânicos produz a mesma quantidade de biofertilizante, sendo diluído na proporção de 20% para aplicação nas raízes das plantas.

Pelos benefícios e o retorno do investimento em pouco tempo, Angelita passou a receber os resíduos orgânicos dos vizinhos, “com quem compartilhamos o biofertilziante”.

Cozinhando com gás do lixo“O equipamento vem acompanhado de um fogareiro de uma ou de duas bocas, conforme a versão (2.0 ou 7.0), que pode se tornar uma boca a mais no fogão de uma residência”, destaca Angelita, que explica que o gás natural tem menor pressão do que o GLP, por isso o fogareiro é adaptável ao biodigestor.

Outra adaptação destacada para o biodigestor é ser transformado em um sistema autônomo de saneamento básico, tratando as fezes humanas, que podem também gerar gás para a cozinha. Para isso é preciso trocar o modelo do vaso sanitário convencional por um náutico.

Para a instalação, cujo valor com o equipamento pode ser pago em até 24 vezes, com garantia de dois anos e vida útil de 15 anos, é recomendável fazer uma base nivelada e deixar ao ar livre, o que favorece o trabalho das bactérias. A distância entre o biodigestor e a residência ou empresa (agroindústria, por exemplo) varia de dez a 20 metros de tubulação, que acompanha o equipamento.

Quando o reservatório de gás chega ao limite, o equipamento possui uma válvula de escape. O gás emitido pelo biodigestor não possui cheiro nem cor.

“Essas alternativas podem ser consideradas verdadeiras soluções para as escolas, na educação ambiental, em hortas comunitárias, para canis e condomínios, nos restaurantes e instituições públicas e privadas, gerando economia, reduzindo o volume dos resíduos orgânicos”, finaliza Angelita.

Créditos
Foto: Adriane Bertoglio Rodrigues

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
51-99918-6934
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS

www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br

 

Publicação original: https://www.emater.tche.br/site/noticias/detalhe-noticia.php?id=34338#.Yxc93HbMLct

Repostado em: https://portalplural.com.br/conheca-as-vantagens-de-um-biodigestor/

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Últimas notícias

Artigos relacionados

Só fruta e nada mais!

Está tudo lá. Na natureza e não no supermercado.   dicionário encontramos o conceito de supermercado “como sendo um grande comércio tradicional de alimentos, com

plugins premium WordPress