Movimento coletivo de vizinhos microempreendedores organiza a 4ª Edição do Bazar do Morro

Sempre acreditei na força da união de quem está disposto a fazer diferente, de aproximar interesses em prol do coletivo, superar adversidades quaisquer que se apresentem, confiar que estar em movimento é o sentido da vida, tudo muda, o tempo todo!

E foi com muita alegria que recebi o convite da Plantta Empório Vegano @planttaemporiovegano para participar do Bazar do Morro na cidade de São Leopoldo/RS levando a nossa “vaquinha”, o biodigestor @homebiogas como uma das atrações e inovação no evento.

Quem faz a 4ª Edição do BAZAR DO MORRO?

O Bazar do Morro é um movimento coletivo de vizinhos microempreendedores no e do bairro Morro do Espelho com o objetivo de mostrar seus produtos, criações e também de promover a reunião dos vizinhos do bairro e a oportunidade de se conhecerem. Acontece desde o mês de março de 2022.

“Nosso movimento está crescendo, a cada edição novos expositores com produtos diferentes se juntam a nós, inclusive de bairros vizinhos.  E temos a intenção de a cada Bazar trazer um expositor convidado de outra cidade”, comenta a idealizadora.

Um dia agradável ao ar livre, descontraído de muita conversa, músicas, atividades físicas, comes, bebes e claro comprinhas.

A iniciativa partiu da vontade de uma das moradoras e micro empresária e passou ser a dos demais também, de reunir os vizinhos, incentivar os moradores microempreendedores do bairro e para fomentar seus negócios.

Mas o que um Biodigestor pode fazer por nós em áreas urbanas?

Pode ser que colocar “fora” (não existe fora) o lixo orgânico que você separa em casa cause em você um desconforto por que sabe que grande parte deste resíduo vai parar direto em aterros aumentando ainda mais os problemas ambientais e você não gostaria de fazer parte do problema, mas não sabe como fazer diferente.

Pode ser que você tenha começado a compostar o resíduo orgânico numa composteira, em caixas ou minhocários e está bem feliz em usar o humos das minhocas para adubar os vasos, a horta, as árvores do jardim.

Pode ser que você tenha lindos dogs & cats em casa, pequenos ou grandões, a quantidade de fezes é bem grande e mesmo sabendo que o cocô do cachorro é considerado lixo sanitário o descarte das fezes de cães, tanto em casa como na rua, deve ser feito corretamente, pois é uma questão de saúde pública.

Pode ser que você tenha optado em manter um sítio para passar o final de semana, férias e até tenha se tornado seu endereço mais frequente neste tempo de pandemia e neste espaço além dos cães outros animais também foram chegando: vacas, cavalos e até coelhinhos lindos, quem sabe!

E ainda, pode ser que você more em um condomínio, grande ou pequeno, com pátio, jardim, área de lazer ou um espaço apenas para floreiras. Neste local moram muitas famílias, alguns desconfortos acontecem pelo descuido de alguns vizinhos em acondicionar direitinho o lixo, depositando o lixo seco e o orgânico nas lixeiras específicas.

São tantas as realidades, mas o que todas tem em comum? RESÍDUO ORGÂNICO!

Fazem parte do lixo orgânico todos os resíduos que têm origem animal ou vegetal: restos de alimento, folhas, sementes, restos de carne, ossos, entre outros, que sofrem um processo de decomposição natural, sumindo da natureza em pouco tempo.

No parágrafo grifado acima chama a atenção o final da frase “…. sumindo da natureza em pouco tempo.” Mas como isso acontece, você já se perguntou isso? Que sistema, máquina, processo, agente, reagente faz com que essa transformação aconteça. Só tempo? Não!

É através da biodigestão anaeróbia que a mágica acontece. Trata-se do processo de decomposição de matéria orgânica que ocorre na ausência de oxigênio gerando o biogás e um resíduo líquido rico em minerais que pode ser utilizado como biofertilizante. O biogás é composto principalmente de metano e gás carbônico, ambos com ampla utilização na indústria.

A combustão do metano libera energia térmica que pode ser convertida em outras formas de energia, o que dá ao biogás a conotação de Fonte de Energia Renovável. O uso do biogás como fonte de energia tem aumentado muito o seu valor de mercado e criando setores específicos como o de biodigestores. Nos biodigestores, a biodigestão anaeróbia ocorre nos chamados reatores-fermentadores. As técnicas aplicadas nos fermentadores são fundamentais para o aumento da eficiência na produção de biogás e biofertilizantes fazendo com que estes sejam o principal componente de um biodigestor, independente do modelo.

RESUMINDO:

  1. Resíduo orgânico não é lixo, é energia = dinheiro!
  2. Um biodigestor transforma resíduo orgânico em biogás para cozinhar e gera biofertilizante líquido para adubar hortas, jardins, pomares…
  3. Biodigestor é um sistema de alta eficiência, baixo custo, não necessita de manutenção e tem a capacidade de tratar na origem pequenos e médios volumes de resíduos diariamente.
  4. Um biodigestor pode ser instalado em residências, escolas, estabelecimentos públicos, restaurantes, creches, presídios, canis, pousadas, hospitais, asilos, hotéis, campings, condomínios, praças, hortos, escolas técnicas, faculdades, universidades, empresas com refeitórios, enfim, em qualquer lugar onde tem gente, onde tem animais, onde tem resíduos orgânicos que podem ser aproveitados, onde tem pessoas responsáveis e preocupadas em agir de maneira correta com a natureza além de se beneficiar com os produtos e economia gerada.

Ficou curioso, quer saber mais sobre volumes, modelos, como instalar e adquirir, é a hora e o local certo. Vem para o Bazar do Morro ou me chama no whatsapp 51.99358.0026

SERVIÇO:

O quê e onde?!

Bazar do Morro, Rua Victor Hugo, 64, Morro do Espelho, São Leopoldo/RS.

Das 10h às 17h

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Últimas notícias

Artigos relacionados

Só fruta e nada mais!

Está tudo lá. Na natureza e não no supermercado.   dicionário encontramos o conceito de supermercado “como sendo um grande comércio tradicional de alimentos, com

plugins premium WordPress